Une Sacra

Hávamál — As palavras do Altíssimo

Anônimo (poesia éddica) · séc. IX–XIII; Codex Regius, c. 1270

Ler no Une Sacra

Coleção de poemas atribuídos a Odin, o “Altíssimo”. A primeira parte reúne conselhos de prudência para a vida cotidiana — hospitalidade, moderação na bebida, amizade, a fama que sobrevive à morte (“o gado morre, os parentes morrem…”); seguem-se histórias das conquistas amorosas de Odin e de como ele obteve o hidromel da poesia, conselhos a Loddfafnir, o relato de como Odin se pendurou nove noites na árvore do mundo para ganhar as runas, e uma lista de dezoito encantamentos.

A Edda Poética é a coleção de poemas em nórdico antigo sobre os deuses e heróis escandinavos, conservada sobretudo no Codex Regius, manuscrito islandês do século XIII. A versão inglesa é a de Henry Adams Bellows (1923); as versões em português e espanhol foram traduzidas a partir dela.

Capítulo I

1Antes de passar pelas portas,
(Com toda a cautela vigie,)
Por muito tempo olhe o homem em volta;
Pois pouco sabe onde um inimigo pode espreitar,
Sentado nos assentos lá dentro.

2Salve o anfitrião! um hóspede chegou;
Onde há de sentar-se o estrangeiro?
Apressado será quem com espadas quiser
Dar a prova de sua força.

3De fogo precisa quem, de joelhos gelados,
Chegou do frio lá de fora;
Comida e roupas deve ter o viajante,
O homem que vem das montanhas.

4Água, toalhas e palavras de boas-vindas
Deve achar quem vem ao banquete;
Se fama quiser ganhar, e ser de novo saudado,
Com sabedoria e acerto deve agir.

5Juízo deve ter quem vagueia longe,
Mas tudo é fácil em casa;
Do homem sem juízo o sábio zomba com o olhar
Quando entre tais homens se senta.

6Não se gabe o homem da agudeza de sua mente,
Mas guarde-a bem dentro do peito;
Ao calado e sábio raramente vem o mal
Quando vai como hóspede a uma casa;
(Pois amigo mais firme jamais se acha
Que a sabedoria provada e fiel.)

7O hóspede sensato que vai ao banquete
Senta-se em atenção calada;
Com os ouvidos escuta, com os olhos vigia,
Assim cautelosos são todos os sábios.

8Feliz aquele que conquista para si
Favor e belos louvores;
Bem menos segura é a sabedoria
Que se esconde no coração de outro.

9Feliz o homem que tem enquanto vive
Sabedoria e louvor também,
Pois mau conselho um homem muitas vezes
Recebe do coração de outro.

10Fardo melhor homem algum pode levar
Em longas andanças que a sabedoria;
Vale mais que riqueza em caminhos desconhecidos,
E na dor um refúgio ela dá.

11Fardo melhor homem algum pode levar
Em longas andanças que a sabedoria;
Pior provisão para a viagem não leva ao campo
Que o excesso de cerveja.

12Menos bem há do que muitos creem
Na cerveja para os homens mortais;
Pois quanto mais bebe, menos o homem
De sua mente guarda o domínio.

13Sobre a cerveja paira a ave do esquecimento,
E rouba a mente dos homens;
Com as penas da garça acorrentado jazi
E na casa de Gunnloth fui retido.

14Bêbado eu estava, estava morto de bêbado,
Quando com o sábio Fjalar estive;
O melhor do beber é quando se traz de volta
Para casa a própria sabedoria.

15O filho de um rei seja calado e sábio,
E ousado na batalha também;
Com bravura e alegria siga o homem,
Até que chegue o dia de sua morte.

16O covarde crê que viverá para sempre,
Se a luta não enfrentar;
Mas a velhice não lhe dará o dom da paz,
Ainda que as lanças lhe poupem a vida.

17O tolo fica boquiaberto quando chega ao banquete,
Gagueja ou então fica calado;
Mas logo, se recebe um trago, se vê
Como é a mente do homem.

18Só tem consciência quem vagueou longe,
E por terras distantes viajou,
De quão grande mente é guiada por aquele
Que tem riqueza de sabedoria.

19Não evites o hidromel, mas bebe com medida;
Fala com propósito ou fica calado;
De grosseria ninguém com razão te acusará
Se cedo buscares o teu leito.

20O homem guloso, se tem a mente vaga,
Come até ficar doente;
O homem vulgar, quando entre os sábios,
Por sua barriga é levado ao desprezo.

21Os rebanhos sabem bem quando devem voltar para casa,
E então deixam o pasto;
Mas o homem tolo a medida de sua barriga
Nunca saberá direito.

22Um homem mesquinho e pobre de espírito
De todas as coisas sempre zomba;
Pois nunca sabe, o que deveria saber,
Que ele não é livre de defeitos.

23O homem sem juízo passa a noite acordado,
Pensando em muitas coisas;
Esgotado de cuidados está quando vem a manhã,
E a sua aflição é a mesma que era.

24O homem tolo por amigos todos aqueles
Que riem dele terá;
Quando entre os sábios, não percebe
Ainda que falem do ódio que lhe têm.

25O homem tolo por amigos todos aqueles
Que riem dele terá;
Mas a verdade, quando chega ao conselho, ele aprende:
Que poucos falarão a seu favor.

26O ignorante pensa que sabe tudo
Quando está sentado sozinho num canto;
Mas nunca sabe que resposta dar
Quando outros chegam com perguntas.

27O homem sem juízo, quando se encontra com outros,
Melhor faria em ficar calado;
Pois ninguém descobrirá que nada ele sabe
Se não abrir demais a boca.
(Mas o homem não sabe, se nada sabe,
Quando abriu demais a boca.)

28Sábio parecerá quem bem sabe perguntar,
E também bem responder;
Nada se esconde do que os homens dizem
Entre os filhos dos homens.

29Muitas vezes fala quem nunca fica quieto
Com palavras que não ganham fé;
A língua tagarela, se não encontra freio,
Muitas vezes canta o próprio mal.

30Ninguém deve tomar um homem por motivo de zombaria,
Ainda que ele vá ao banquete;
Sábio parece muitas vezes quem nada é perguntado,
E senta-se a salvo, de pele seca.

31Sábio acha o hóspede pôr-se em fuga
Quando faz zombaria de outro;
Mas pouco sabe quem ri no banquete,
Ainda que zombe no meio dos inimigos.

32Amigáveis de espírito são muitos homens,
Até que, banqueteando, zombam dos amigos;
Para a humanidade será sempre uma ruína
Quando os hóspedes disputam entre si.

33Muitas vezes deve-se comer cedo,
E não chegar em jejum ao banquete;
Senão senta-se e mastiga como se fosse sufocar,
E pouco consegue perguntar.

34Torto e longo é o caminho até um inimigo,
Ainda que sua casa esteja na estrada;
Mas largo e reto é o caminho até um amigo,
Ainda que ele more longe.

35Deve-se partir, e não ficar como hóspede
Num só lugar para sempre;
O amor vira aversão se por muito tempo alguém se senta
Junto à lareira na casa de outro.

36Melhor uma casa, ainda que seja choupana,
O homem é senhor em seu lar;
Um par de cabras e um telhado remendado
São bem melhores que mendigar.

37Melhor uma casa, ainda que seja choupana,
O homem é senhor em seu lar;
Sangra o coração de quem precisa mendigar
Quando quer ter comida.

38Longe de suas armas, em campo aberto,
Não deve o homem dar um só passo;
Pois nunca sabe quando a necessidade de uma lança
Surgirá na estrada distante.

39Se riqueza um homem conquistou para si,
Que nunca sofra necessidade;
Muitas vezes guarda para um inimigo o que planeja para um amigo,
Pois muito sai pior do que desejamos.

40Ninguém tão generoso em presentes ou comida encontrei
Que de bom grado não aceitasse um presente,
Nem quem tão largamente espalhasse sua riqueza
Que como recompensa tivesse ódio.

41Amigos devem alegrar-se uns aos outros com armas e vestes,
Como cada um pode ver por si;
As amizades dos que dão presentes são as mais duradouras,
Se forem belos os seus destinos.

42Ao seu amigo o homem deve mostrar-se amigo,
E retribuir presentes com presentes;
Mas à zombaria os homens responderão com zombaria,
E à fraude oporão a falsidade.

43Ao seu amigo o homem deve mostrar-se amigo,
A ele e ao amigo de seu amigo;
Mas nunca deve o homem fazer amizade
Com um dos amigos de seu inimigo.

44Se tens um amigo em quem confias plenamente,
E dele queres obter o bem,
Mistura teus pensamentos aos dele, e dá-lhe presentes,
E vai visitá-lo muitas vezes.

45Se tens outro em quem mal confias,
Mas dele queres obter o bem,
Fala-lhe com bondade, mas pensa com falsidade,
E retribui a fraude com mentira.

46Assim é com aquele em quem mal confias
E cuja mente não podes conhecer;
Rir com ele podes, mas não digas o que pensas,
Presentes iguais aos dele hás de dar.

47Jovem fui outrora, e vaguei sozinho,
E nada do caminho eu sabia;
Rico me senti quando achei um companheiro,
Pois o homem é a alegria do homem.

48As vidas dos bravos e nobres são as melhores,
Raramente alimentam tristezas;
Mas o covarde sente medo de todas as coisas,
E o avarento não dá de bom grado.

49Minhas vestes certa vez num campo eu dei
A um par de postes entalhados;
Heróis pareciam quando tinham roupas,
Mas o homem nu não é nada.

50Na encosta desolada morre o pinheiro,
De nada lhe valem agulhas e casca;
É como um homem a quem ninguém ama,—
Por que seria longa a sua vida?

51Mais quente que fogo entre falsos amigos
Arde a amizade por cinco dias;
Quando chega o sexto dia o fogo esfria,
E acaba-se todo o amor.

52Nada grande precisa o homem dar,
Muitas vezes pouco compra louvor;
Com meio pão e uma taça meio cheia
Um amigo bem depressa eu fiz.

53Pouca areia tem um pequeno mar,
E pequenas são as mentes dos homens;
Embora nem todos sejam iguais em sabedoria,
Todos são apenas meio sábios.

54Uma medida de sabedoria cada homem deve ter,
Mas nunca deixe que saiba demais;
As vidas mais belas vivem aqueles homens
Cuja sabedoria cresceu larga.

55Uma medida de sabedoria cada homem deve ter,
Mas nunca deixe que saiba demais;
Pois o coração do sábio raramente é feliz,
Se sabedoria grande demais ele alcançou.

56Uma medida de sabedoria cada homem deve ter,
Mas nunca deixe que saiba demais;
Que nenhum homem veja o destino à sua frente,
Pois assim fica mais livre de tristeza.

57Um tição de outro tição se acende e arde,
E fogo de fogo é gerado;
E o homem por sua fala é conhecido pelos homens,
E os tolos por seu silêncio.

58Deve partir cedo quem quer obter
O sangue ou os bens de outro;
O lobo que jaz ocioso pouca carne ganhará,
Nem o homem que dorme, sucesso.

59Deve partir cedo quem tem poucos trabalhadores,
Para buscar ele mesmo o seu trabalho;
Muito fica por fazer para quem dorme de manhã,
Pois para o ágil a riqueza está meio ganha.

60De ripas secas e tiras de casca
Para o telhado saiba o homem o que precisa,
E quanta lenha deve ter para um mês,
Ou quanta usará em meio ano.

61Lavado e alimentado vai ao conselho,
Mas não te importes demais com tuas roupas;
Que ninguém se envergonhe dos sapatos e das meias,
Menos ainda do cavalo que monta,
(Ainda que pobre seja o cavalo que tem.)

62Quando a águia chega ao mar antigo,
Bica o ar e baixa a cabeça;
Assim é o homem no meio de uma multidão
Que poucos acha que falem por ele.

63A perguntar e responder devem estar prontos todos
Os que querem ser tidos por sábios;
Conta a um os teus pensamentos, mas cuidado com dois,—
Todos sabem o que três sabem.

64O homem prudente fará uso medido
Do poder que tiver;
Ele descobre, quando anda entre os bravos,
Que o mais ousado pode não ser ele.

65…
…
Muitas vezes pelas palavras que a outros se dizem
Recebe-se apenas um mau presente.

66Cedo demais a muitos encontros cheguei,
E a alguns tarde demais fui;
A cerveja estava toda bebida, ou ainda não fermentada;
Pouco encontra o homem odiado.

67Às suas casas os homens me convidariam por toda parte
Se na hora da refeição eu não precisasse de comida,
Ou se eu pendurasse dois presuntos na casa do meu fiel amigo
Onde só um eu tivesse comido.

68O fogo para os homens é o mais belo presente,
E o poder de ver o sol;
A saúde também, se o homem puder tê-la,
E uma vida não manchada de pecado.

69Ninguém é de todo infeliz, por mais doente que esteja;
Alguns têm alegria dos filhos,
Alguns a ganham dos parentes, e alguns da riqueza,
E alguns das obras dignas.

70É melhor viver que jazer cadáver,
O homem vivo pega a vaca;
Vi chamas subirem na pira do homem rico,
E diante de sua porta ele jazia morto.

71O coxo monta a cavalo, o maneta é pastor,
O surdo na batalha é ousado;
O cego é melhor que um que foi queimado,
Nenhum bem pode vir de um cadáver.

72Um filho é melhor, ainda que nasça tarde,
E o pai já tenha partido para a morte;
Pedras de memória raramente se erguem à beira da estrada
A não ser quando um parente honra o seu parente.

73Dois fazem uma batalha, a língua mata a cabeça;
Em cada casaco de pele eu procuro um punho.

74Acolhe bem a noite quem tem provisão bastante.
(Curtas são as vergas de um navio,)
Inquietas são as noites de outono;
Muitas vezes muda o tempo numa semana,
E mais ainda no espaço de um mês.

75O homem não sabe, se nada sabe,
Que o ouro muitas vezes gera macacos;
Um homem é rico e outro é pobre,
Mas desprezo por ele ninguém deve ter.

76Entre os filhos de Fitjung vi currais bem providos,—
Agora levam o bordão do mendigo;
A riqueza é veloz como um piscar de olhos,
Dos amigos é o mais falso.

77O gado morre, os parentes morrem,
E assim morre a gente também;
Mas um nome nobre jamais morrerá
Se boa fama se conquista.

78O gado morre, os parentes morrem,
E assim morre a gente também;
Uma coisa eu sei que nunca morre:
A fama dos feitos de um morto.

79Certo é aquilo que se busca nas runas,
Que os deuses tão grandes fizeram,
E o Mestre-Poeta pintou;
…
… da raça dos deuses:
O silêncio é o mais seguro e o melhor.

80Um homem insensato, se o amor de uma donzela
Ou riqueza lhe cabe conquistar,
Seu orgulho crescerá, mas sua sabedoria nunca,
Segue em frente cheio de presunção.

81Louva o dia à tarde, a mulher em sua pira,
A arma depois de provada, a donzela no casamento,
O gelo depois de atravessado, a cerveja depois de bebida.

82Quando a ventania sopra, corta lenha; com bons ventos, busca o mar;
Diverte-te com donzelas ao anoitecer, pois os olhos do dia são muitos;
Do navio busca a rapidez, do escudo a proteção,
Golpes da espada, da donzela beijos.

83Junto ao fogo bebe cerveja, sobre o gelo anda de patins;
Compra um cavalo magro, e uma espada quando manchada,
Engorda o cavalo em casa, o cão em tua morada.

84O homem não deve confiar no juramento de uma donzela,
Nem na palavra que uma mulher diz;
Pois seus corações numa roda que gira foram moldados,
E inconstantes foram formados seus peitos.

85Num arco que se quebra ou numa chama que arde,
Num lobo voraz ou num corvo que grasna,
Num javali que grunhe, numa árvore de raízes partidas,
Em mares encapelados ou num caldeirão que ferve,

86Numa flecha que voa ou em águas que caem,
No gelo recém-formado ou nas dobras da serpente,
Na fala de leito de uma noiva ou numa espada quebrada,
No brinquedo dos ursos ou em filhos de reis,

87Num bezerro doente ou num servo teimoso,
Numa bruxa lisonjeira ou num inimigo recém-morto.

88No matador de um irmão, se o encontrares fora,
Numa casa meio queimada, num cavalo muito veloz—
Uma perna se fere e o cavalo é inútil—
Ninguém jamais teve fé bastante para confiar em todos eles.

89Não esperes com muita certeza uma colheita cedo,
Nem confies cedo demais em teu filho;
O campo precisa de bom tempo, o filho de sabedoria,
E muitas vezes um e outro faltam.

90O amor das mulheres de vontade inconstante
É como partir sobre o gelo com um cavalo sem ferraduras,
Um potro de dois anos arisco e pouco domado,
Ou pilotar um navio sem leme numa tempestade,
Ou, coxo, caçar renas em rochas escorregadias.

91Claro agora falarei, pois conheço a ambos,
Os homens são falsos com as mulheres;
Quando falamos mais belo, pensamos mais falso,
Contra a sabedoria agimos com engano.

92Palavras suaves deve dizer e riqueza oferecer
Quem deseja o amor de uma donzela,
E louvar a beleza da donzela radiante;
Vence aquele que corteja melhor.

93Culpa por amar que nenhum homem ache
Jamais em qualquer outro;
Muitas vezes os sábios ficam presos, onde os tolos andam livres,
Pela beleza que gera o desejo.

94Culpa em outro que nenhum homem ache
Por aquilo que toca a muitos homens;
Homens sábios muitas vezes em tolos sem juízo
São transformados pelo amor poderoso.

95Só a cabeça sabe o que mora perto do coração,
Só o homem conhece a sua mente;
Nenhuma doença é pior para quem é sábio
Que faltar-lhe a alegria desejada.

96Isto eu mesmo descobri, quando me sentei entre os juncos,
E longamente esperei meu amor;
Como à minha vida amei a donzela sábia,
Mas nunca a tive.

97A filha de Billing achei em seu leito,
Dormindo radiante como o sol;
Vazia parecia a herdade de um jarl
Sem aquela forma tão bela.

98“Odin, volta outra vez ao anoitecer,
Se queres conquistar uma mulher;
Mal seria se outros além de nós
Soubessem de tal pecado.”

99Fui-me depressa, esperando alegria,
E descuidado do conselho sábio;
Bem acreditei que logo conquistaria
Alegria sem medida com a donzela.

100Assim voltei em seguida, quando era noite,
Os guerreiros estavam todos acordados;
Com luzes acesas e tochas agitadas
Aprendi o meu caminho sem sorte.

101De manhã então, quando voltei mais uma vez,
E todos ainda dormiam,
Um cão achei no lugar da bela,
Amarrado ali sobre o seu leito.

102Muitas belas donzelas, se o homem as põe à prova,
Mostram-se falsas com o amante;
Isso aprendi quando quis conquistar
Com artimanhas a donzela sábia;
Desprezo vil foi minha paga da astuta donzela,
E nada da mulher conquistei.

103Ainda que alegre em casa, e animado com os hóspedes,
Deve o homem ser cauteloso e sábio;
O sábio e perspicaz, buscando ampla sabedoria,
Deve cuidar que sua fala seja bela;
Tolo é chamado quem nada sabe dizer,
Pois esse é o jeito dos sem juízo.

104Achei o velho gigante, agora voltei,
Pouco ganhei com o silêncio;
Muitíssimas palavras, para obter o que queria,
Falei no salão de Suttung.

105A boca de Rati abriu espaço para minha passagem,
E roeu um caminho na pedra;
Acima e abaixo ficavam os caminhos dos gigantes,
Tão temerariamente arrisquei a cabeça.

106Gunnloth me deu, num banco de ouro,
Um gole do maravilhoso hidromel;
Dura recompensa eu lhe deixei ter
Por seu coração heroico,
E seu espírito muito perturbado.

107A beleza bem ganha bem desfrutei,
Pouco falta ao sábio;
Assim Othrörir agora foi trazido
Para o meio dos homens da terra.

108Dificilmente, creio, eu teria voltado para casa,
E deixado a terra dos gigantes,
Se não me tivesse ajudado Gunnloth, a boa donzela,
Cujos braços me haviam envolvido.

109No dia seguinte vieram os gigantes de gelo,
Para obter alguma notícia de Hor,
(E ao salão de Hor;)
Perguntaram por Bolverk, se voltara para junto dos deuses,
Ou se Suttung o matara ali.

110Em seu anel Odin jurou o juramento, creio;
Quem agora confiará em sua palavra?
A traição de Suttung ele buscou com a bebida,
E deixou Gunnloth na dor.

111É hora de cantar do banco do cantor;
Junto aos poços de Urth eu estive,
Vi e calei, vi e pensei,
E ouvi a fala de Hor.
(De runas ouvi palavras, nem faltaram conselhos,
Junto ao salão de Hor,
No salão de Hor;
Tal foi a fala que ouvi.)

112Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Não te levantes à noite, a não ser que busques notícias,
Ou queiras ir à privada.

113Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Cuidado com dormir no seio de uma bruxa,
Nem deixes que seus membros te enredem.

114Tal é o seu poder que não terás ânimo
Para o conselho ou a reunião dos homens;
A comida odiarás, alegria não terás,
E triste irás para o sono.

115Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Nunca busques conquistar a mulher de outro,
Nem desejes o seu amor secreto.

116Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Se por montanhas ou abismos quiseres ir,
Cuida bem da tua comida para o caminho.

117Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
A um homem mau não deves permitir
Que te traga mal algum;
Pois um homem mau jamais dará
Recompensa por um pensamento digno.

118Vi um homem gravemente ferido
Pela palavra de uma mulher má;
Uma língua mentirosa desferiu seu golpe mortal,
E nenhuma palavra de verdade havia.

119Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Se tens um amigo em quem confias plenamente,
Vai visitá-lo muitas vezes;
Pois crescem espinheiros e capim ondulante
No caminho raramente pisado.

120Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Acha um homem bom para ter como amigo,
E presta atenção aos seus encantamentos de cura.

121Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Nunca sejas o primeiro a romper com teu amigo
O laço que une a ambos;
A aflição come o coração se não podes dizer
A outro todo o teu pensamento.

122Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Troca de palavras com um macaco sem juízo
Nunca deves fazer.

123Pois nunca poderás de um homem mau
Obter boa retribuição;
Mas um homem bom muitas vezes o maior amor
Com palavras de louvor te ganhará.

124Mesclado é o amor quando um homem pode dizer
A outro todo o seu pensamento;
Nada é tão ruim quanto ser falso,
Nenhum amigo diz só coisas agradáveis.

125Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Com um homem pior não troques três palavras em disputa,
Muitas vezes o melhor se dá mal
Quando o pior empunha uma espada.

126Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Sê sapateiro, ou fazedor de hastes,
Só para ti mesmo;
Se o sapato é malfeito, ou a haste sai torta,
Então mal de ti os homens pensam.

127Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Se conheces o mal, proclama-o como mal,
E não faças amizade com inimigos.

128Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
No mal nunca conhecerás alegria,
Mas o bem te fará contente.

129Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Não olhes para cima quando a batalha começa,—
(Como loucos os filhos dos homens se tornam,—)
Para que os homens não enfeiticem teu juízo.

130Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Se quiseres conquistar o amor de uma mulher,
E dela obter alegria,
Bela seja tua promessa e bem cumprida;
Ninguém detesta o bem que recebe.

131Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Peço-te que sejas cauteloso, mas não medroso;
(Cuidado sobretudo com a cerveja ou com a mulher de outro,
E em terceiro lugar cuidado para que um ladrão não te engane.)

132Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Desprezo ou zombaria nunca farás
De um hóspede ou de um viajante.

133Muitas vezes mal sabe quem está sentado em casa
Que tipo de homem é o que chega;
Ninguém é tão bom que não tenha defeitos,
Nem tão mau que nada valha.

134Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Nunca desprezes o cantor de cabelos grisalhos,
Muitas vezes os velhos falam bem;
(Muitas vezes da pele enrugada vêm hábeis conselhos,
Ainda que ela penda junto com os couros,
E balance com as peles,
E seja soprada com as tripas.)

135Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Não amaldiçoes teu hóspede, nem lhe mostres a porta,
Trata bem o homem necessitado.

136Forte é a trave que se deve erguer
Para dar entrada a todos;
Dá-lhe um anel, ou cruel será
O desejo que ela lançará sobre ti.

137Eu te aconselho, Loddfafnir! e ouve o meu conselho,—
Proveito terás se ouvires,
Grande será teu ganho se aprenderes:
Quando beberes cerveja, busca o poder da terra,
(Pois a terra cura a bebida, e o fogo cura os males,
O carvalho cura a prisão de ventre, a espiga cura a magia,
O centeio cura a hérnia, a lua cura a raiva,
A erva cura a sarna, e as runas o golpe de espada;)
O campo absorve a enchente.

138Agora estão ditas as palavras de Hor no salão,
Boas para a linhagem dos homens,
Malditas para a linhagem dos gigantes:
Salve quem as diz, e quem as aprende!
Proveito tenha quem as possui!
Salve os que as escutam!

139Creio que pendi da árvore batida pelo vento,
Pendi ali por nove noites inteiras;
Com a lança fui ferido, e fui oferecido
A Odin, eu mesmo a mim mesmo,
Na árvore da qual ninguém jamais saberá
Que raiz corre debaixo dela.

140Ninguém me alegrou com pão ou corno,
E lá embaixo eu olhei;
Apanhei as runas, gritando as apanhei,
E logo para trás eu caí.

141Nove cantos poderosos obtive do filho
De Bolthorn, pai de Bestla;
E um trago obtive do bom hidromel
Derramado de Othrörir.

142Então comecei a prosperar, e a ganhar sabedoria,
Cresci e passei bem;
Cada palavra me levou a outra palavra,
Cada feito a outro feito.

143Runas acharás, e sinais do destino,
Que o rei dos cantores coloriu,
E os deuses poderosos fizeram;
Fortíssimos os sinais, poderosíssimos os sinais
Que o soberano dos deuses escreve.

144Odin para os deuses, Dain para os elfos,
E Dvalin para os anões,
Alsvith para os gigantes e toda a humanidade,
E algumas eu mesmo escrevi.

145Sabes como se deve escrever, sabes como se deve ler?
Sabes como se deve tingir, sabes como se faz a prova?
Sabes como se deve pedir, sabes como se deve ofertar?
Sabes como se deve enviar, sabes como se deve sacrificar?

146Melhor nenhuma prece que oferenda grande demais,
Pelo que recebes mede teu presente;
Melhor é nenhum que sacrifício grande demais,
…
Assim Thund escreveu outrora, antes que a raça dos homens começasse,
Onde se ergueu ao alto quando voltou para casa.

147Os cantos eu sei que as esposas dos reis não sabem,
Nem os homens que são filhos dos homens;
O primeiro se chama ajuda, e ajuda ele pode te trazer
Na tristeza, na dor e na doença.

148Um segundo eu sei, de que os homens precisarão
Se quiserem praticar a arte de curar;
…
…

149Um terceiro eu sei, se grande é minha necessidade
De grilhões para prender meu inimigo;
Embotada eu torno a lâmina do adversário,
Nem morde a sua espada ou bastão.

150Um quarto eu sei, se os homens prenderem
Correntes em minhas pernas dobradas;
Tão grande é o encanto que posso partir,
Os grilhões saltam de meus pés,
Rompidas as correntes de minhas mãos.

151Um quinto eu sei, se vejo de longe
Uma flecha voar contra o povo;
Ela não voa tão veloz que eu não a detenha,
Se alguma vez meus olhos a virem.

152Um sexto eu sei, se alguém busca
Enviar-me o mal com as raízes de uma arvoreta;
O próprio herói que descarrega o seu ódio
Provará o mal antes de mim.

153Um sétimo eu sei, se vejo em chamas
O salão sobre a cabeça dos meus companheiros;
Ele não arde tão largo que eu não o apague,
Sei aquele canto para cantar.

154Um oitavo eu sei, que é para todos
O de maior proveito aprender;
Quando o ódio cresce entre filhos de heróis,
Logo posso pôr tudo em ordem.

155Um nono eu sei, se vem a necessidade
De abrigar meu navio na correnteza;
O vento acalmo sobre as ondas,
E ponho o mar para dormir.

156Um décimo eu sei, quando vejo
Cavaleiras das casas voando lá no alto;
Assim posso agir que elas se vão em desatino,
Mostrando as suas verdadeiras formas,
Daqui para os seus próprios lares.

157Um undécimo eu sei, se preciso levar
À luta meus amigos de longa data;
Canto dentro dos escudos, e com força eles vão
Inteiros para o campo da luta,
Inteiros do campo da luta,
E inteiros voltam de lá para casa.

158Um duodécimo eu sei, se no alto de uma árvore
Vejo balançar um enforcado;
Assim escrevo e coloro as runas
Que ele se põe a andar,
E fala comigo.

159Um décimo terceiro eu sei, se um jovem guerreiro
Eu aspergir bem com água;
Ele não cairá, ainda que vá em meio à hoste,
Nem tombará sob as espadas.

160Um décimo quarto eu sei, se quiser nomear
Aos homens os deuses poderosos;
Tudo sei bem dos deuses e dos elfos,—
Poucos são os tolos que sabem isto.

161Um décimo quinto eu sei, que diante das portas
De Delling cantou o anão Thjothrörir;
Força cantou para os deuses, glória para os elfos,
E sabedoria para o sábio Hroptatyr.

162Um décimo sexto eu sei, se busco o prazer
De conquistar uma donzela sábia;
A mente eu volto da donzela de braços brancos,
E assim mudo todos os seus pensamentos.

163Um décimo sétimo eu sei, de modo que raramente partirá
Uma jovem donzela de mim;
…
…

164Por muito tempo estes cantos tu, Loddfafnir,
Buscarás em vão cantar;
Mas bom seria se os pudesses obter,
Bem, se os quisesses aprender,
Ajuda, se os tivesses.

165Um décimo oitavo eu sei, que nunca contarei
A donzela ou a mulher de homem,—
O melhor é aquilo que só a gente mesmo sabe,
Assim chega o fim dos cantos,—
A não ser só àquela em cujos braços me deito,
Ou a quem for minha irmã.

Versão: Tradução (edição 1) — Tradução popular

Fonte: Tradução por IA a partir de Henry Adams Bellows (Project Gutenberg 73533)

Licença: Domínio público