Helgakviða Hundingsbana II — O segundo canto de Helgi, matador de Hunding — Capítulo VIII
Ler no Une Sacra39Uma das criadas de Sigrun foi certa noite ao túmulo de Helgi e viu que Helgi cavalgava para o túmulo com muitos homens. A criada disse:
“É um sonho isto que creio ver,
Ou o fim dos deuses, que os mortos cavalgam,
E para cá, esporeando, apressais vossos corcéis,
Ou foi agora concedido aos heróis voltar para casa?”
40Helgi disse:
“Não é sonho isto que pensas ver,
Nem o fim do mundo, ainda que nos contemples,
E para cá, esporeando, apressamos nossos corcéis,
Nem foi agora concedido aos heróis voltar para casa.”
41A criada foi para casa e disse a Sigrun:
“Sai, Sigrun, de Sevafjoll,
Se quiseres encontrar o senhor do povo;
(O túmulo está aberto, Helgi chegou;)
Os rastros das espadas sangram; o monarca pediu
Que tu agora curasses as suas feridas.”
42Sigrun entrou no túmulo, junto de Helgi, e disse:
“Agora estou alegre com nosso encontro,
Como os falcões de Odin, tão ávidos de presa,
Quando farejam a matança e a carne ainda quente,
Ou, molhados de orvalho, veem o vermelho do dia.
43“Primeiro beijarei o rei sem vida,
Antes que tires a couraça ensanguentada;
De gelo teu cabelo está pesado, Helgi,
E úmido estás com o orvalho da morte;
(Mãos geladas tem o parente de Hogni,
Que posso eu, príncipe, fazer para te aliviar?)”
44Helgi disse:
“Só tu, Sigrun de Sevafjoll,
És a causa de Helgi estar pesado de orvalho;
Donzela enfeitada de ouro, tuas lágrimas são dolorosas,
(Donzela do sul radiante como o sol, antes de dormires;)
Cada uma cai como sangue no peito do herói,
(Consumido, frio e esmagado pela aflição.)
45“Bem beberemos um nobre trago,
Ainda que amor e terras estejam perdidos para mim;
Ninguém cantará um canto de tristeza,
Ainda que feridas sangrentas estejam em meu peito;
Agora no túmulo temos nossas noivas,
Os amores dos heróis, junto aos maridos mortos.”
46Sigrun preparou um leito no túmulo.
“Aqui te preparei um leito, Helgi,
Para descansares da aflição, tu, da linhagem dos Ylfings;
Farei que adormeças em meus braços,
Como outrora me deitei com o rei vivo.”
47Helgi disse:
“Agora digo que em Sevafjoll
Qualquer coisa pode acontecer, cedo ou tarde,
Pois dormes abraçada nos braços de um cadáver,
Tão bela no túmulo, a filha de Hogni!
(Viva tu vens, filha de reis.)
48“Agora devo cavalgar pelos caminhos avermelhados,
E pôr meu corcel baio a pisar o céu;
Para o oeste vou, às pontes do elmo do vento,
Antes que Salgofnir desperte a multidão dos guerreiros.”
49Então Helgi e seus seguidores seguiram seu caminho, e as mulheres voltaram para a morada. Noutra noite Sigrun mandou a criada vigiar o túmulo. E ao pôr do sol, quando Sigrun chegou ao túmulo, ela disse:
“Já teria chegado, se pudesse vir,
O filho de Sigmund, do assento de Odin;
Esmorece a esperança da volta do herói
Quando as águias pousam nos ramos do freixo,
E os homens buscam o encontro dos sonhos.”
50A criada disse:
“Louca parecerias se fosses sozinha buscar,
Filha de heróis, a casa dos mortos;
Pois mais poderosos são à noite todos
Os fantasmas dos mortos do que quando o dia é claro.”
Sigrun morreu cedo de tristeza e dor. Acreditava-se nos tempos antigos que as pessoas nasciam de novo, mas isso agora se chama tolice de velhas. De Helgi e Sigrun diz-se que nasceram de novo; ele se tornou Helgi Haddingjaskati, e ela Kara, filha de Halfdan, como se conta no Canto de Kara, e ela era valquíria.
Versão: Tradução (edição 1) — Tradução popular
Fonte: Tradução por IA a partir de Henry Adams Bellows (Project Gutenberg 73533)
Licença: Domínio público