Dhammapada — Versos do Dhamma — 11. A Velhice
Ler no Une Sacra146Como pode haver riso, como pode haver alegria, se este mundo está sempre ardendo? Por que não buscais uma luz, vós que estais cercados pelas trevas?
147Olha este montão enfeitado, coberto de feridas, juntado em partes, doentio, cheio de muitos pensamentos, que não tem força nem firmeza!
148Este corpo está gasto, cheio de doença e frágil; este monte de corrupção se desfaz em pedaços; a vida de fato termina na morte.
149Esses ossos brancos, como cabaças jogadas fora no outono, que prazer há em olhá-los?
150Depois que se faz uma fortaleza com os ossos, ela é coberta de carne e sangue, e nela habitam a velhice e a morte, o orgulho e o engano.
151Os carros brilhantes dos reis são destruídos, o corpo também se aproxima da destruição, mas a virtude das pessoas boas nunca se aproxima da destruição — assim dizem os bons aos bons.
152O homem que aprendeu pouco envelhece como um boi; sua carne cresce, mas seu conhecimento não cresce.
153–154Procurando o construtor deste tabernáculo, terei de percorrer um curso de muitos nascimentos enquanto não o encontrar; e doloroso é nascer de novo e de novo. Mas agora, construtor do tabernáculo, foste visto; não tornarás a construir este tabernáculo. Todas as tuas vigas estão quebradas, tua cumeeira está partida; a mente, aproximando-se do Eterno (visankhara, nirvana), alcançou a extinção de todos os desejos.
155Os homens que não observaram a disciplina devida e não ganharam tesouros na juventude perecem como velhas garças num lago sem peixes.
156Os homens que não observaram a disciplina devida e não ganharam tesouros na juventude jazem, como arcos quebrados, suspirando pelo passado.
Versão: Tradução (edição 1) — Tradução popular
Fonte: Project Gutenberg (inglês), traduzido por IA
Licença: Domínio público