Une Sacra

Bhagavad Gita — Capítulo 10

Ler no Une Sacra

1Krishna.
Ouve ainda mais, Senhor de Longos Braços! estas últimas palavras que digo —
Proferidas para te trazer bem-aventurança e paz, a ti que Me amas sempre —:
Nem a grande companhia dos deuses nem os Rishis reais conhecem
A Minha Natureza, a Mim que fiz os deuses e os Rishis há muito tempo;
Só ele sabe — só ele está livre de pecado, e é sábio —
Quem Me vê, Senhor dos Mundos, com olhos iluminados pela fé,
Não nascido, imortal, sem princípio. Quaisquer Naturezas que sejam
Distribuídas aos homens mortais, essas naturezas brotam de Mim!
Intelecto, habilidade, iluminação, resistência, domínio de si,
Veracidade, igualdade de ânimo, e dor ou alegria da alma,
E nascimento e morte, e temor, e destemor, e vergonha,
E honra, e doce inocuidade, e a paz que é a
mesma
Aconteça o que acontecer, e alegria, e lágrimas, e piedade, e parcimônia,
E desejo de dar, e vontade de ajudar — tudo vem do Meu dom!
Os Sete Santos Principais, os Quatro Anciãos, os Senhoriais Manus postos —
Partilhando a Minha obra — para governar os mundos, também esses Eu gerei;
E Rishis, Pitris, Manus, todos, por um só pensamento da Minha mente;
Dali surgiram, para encher este mundo, as raças da humanidade;
Por isso quem compreende o Meu Reino de Majestade mística —
Aquela verdade das verdades — fica desde então unido a Mim em fé sem falha:
Sim! sabendo-Me a fonte de tudo, por Mim feitas todas as criaturas,
Os sábios de espírito apegam-se a Mim, levados ao Meu Ser;
Corações fixos em Mim; sopros soprados para Mim; louvando-Me uns aos outros,
Assim têm felicidade e paz, com pensamento e fala piedosos;
E a estes — que assim servem bem, que assim amam sem cessar —
Dou uma mente de disposição perfeita, pela qual se aproximam de Mim;
E, tudo por amor deles, dentro das suas almas escurecidas Eu moro
E, com os raios brilhantes da lâmpada da sabedoria, dissipo a sua ignorância.

2Arjuna.
Sim! Tu és Parabrahm! A Alta Morada!
A Grande Purificação! Tu és Deus
Eterno, Criador de Tudo, Santo, Primeiro,
Sem princípio! Senhor dos Senhores e dos Deuses!
Declarado por todos os Santos — por Narada,
Vyasa, Asita e Devalas;
E aqui Tu mesmo o declaras a mim!
O que agora disseste sei que é verdade,
Ó Kesava! que nem deuses nem homens
Nem demônios compreendem o Teu mistério
Tornado manifesto, Diviníssimo! Tu mesmo,
Só Tu Te conheces, Criador Supremo!
Mestre de todos os vivos! Senhor dos Deuses!
Rei do Universo! Só a Ti
Cabe contar a excelência celeste
Daquelas perfeições com que enches
Estes Teus mundos; ó Penetrante, Imanente!
Como aprenderei, Supremo Mistério!,
A conhecer-Te, embora medite continuamente?
Sob que forma das Tuas formas sem número
Podes ser apreendido? Ah! conta de novo,
Clara e completamente, as Tuas grandes aparições,
Os segredos da Tua Majestade e do Teu Poder,
Tu, Alta Delícia dos Homens! Nunca bastante
Podem os meus ouvidos beber o Amrit de tais palavras!

3Krishna.
Hanta! Assim seja! Príncipe Kuru! desdobrarei para ti
Algumas partes da Minha Majestade, cujos poderes são múltiplos!
Eu sou o Espírito sentado no fundo do coração de cada criatura;
De Mim vêm; por Mim vivem; à Minha palavra partem!
Dos Adityas sou Vishnu, esses Senhores da Luz;
Dos Maruts, Maritchi, os Reis da Tempestade e da Praga;
De dia resplandeço, o Sol dourado do Meio-Dia ardente e sem nuvens;
De Noite, entre os astros deslizo, a Lua malhada!
Dos Vedas sou o Sama-Ved, dos deuses no Céu de Indra
Vasava; das faculdades dadas aos seres vivos,
A mente que apreende e pensa; dos Rudras, Sankara;
Dos Yakshas e dos Rakshasas, Vittesh; e Pavaka
Dos Vasus, e dos picos das montanhas o Meru; Vrihaspati
Conhece-Me entre os Poderes planetários; entre os Guerreiros celestes,
Skanda; de todas as torrentes de água, o Mar que bebe cada uma,
E Bhrigu dos santos Sábios, e OM da fala sagrada;
Das preces, a prece que sussurrais; das colinas, a neve do Himala,
E Aswattha, a figueira, de todas as árvores que crescem;
Dos Devarshis, Narada; e Chitrarath dos que
Cantam no Céu, e Kapila dos Munis, e a joia
Dos corcéis voadores, Uchchaisravas, que irrompeu da onda de Amrit;
Dos elefantes, Airavata; dos varões, o Melhor e Primeiro;
Das armas, o raio ardente do Céu; das vacas, a branca Kamadhuk,
De cujas grandes tetas leitosas se tiram todos os desejos dos corações;
Vasuki das tribos de serpentes, enroscado em volta do Mandara;
E Ananta de mil presas, sobre cujos largos anéis reclinado
Se apoia Vishnu; e das coisas aquáticas, Varuna; Aryam
Dos Pitris, e, dos que julgam, sou Yama, o Juiz;
Dos Daityas, o temível Prahlada; do que mede os dias e os anos,
Sou o próprio Tempo; dos animais do bosque — búfalos, cervos e ursos —,
O tigre senhorial e pintado; das aves, o vasto Garud,
O turbilhão entre os ventos; entre os chefes, Rama banhado em sangue,
Makar entre os peixes do mar, e o Ganges entre os rios;
Sim! Primeiro, e Último, e Centro de tudo o que é ou parece
Sou Eu, Arjuna! a Sabedoria Suprema do que é sábio,
Sou as palavras nos lábios que as proferem, e a vista dos olhos,
E o "A" dos caracteres escritos, o Dwandwa da fala composta,
E a Vida Sem Fim, e o Amor sem limites, cujo poder sustenta cada um;
E a amarga Morte que tudo agarra, e o alegre e súbito Nascimento,
Que traz à luz todos os seres que hão de existir na terra;
E das virtudes invisíveis sou a Fama, a Fortuna, o Canto,
E a Memória, e a Paciência; e a Habilidade, e a Constância:
Dos hinos védicos, o Vrihatsam; dos metros, a Gayatri;
Dos meses, o Margasirsha; de todas as três estações,
A Primavera coroada de flores; no jogo dos dados, o vencedor
Duplo-Oito;
O esplendor dos esplêndidos, e a grandeza dos grandes,
Sou a Vitória, e a Ação! e a bondade dos bons,
E Vasudev da raça de Vrishni, e desta prole de Pandu,
Tu mesmo! — Sim, meu Arjuna! tu mesmo; pois tu és Meu!
Dos poetas, Usana; dos santos, Vyasa, sábio divino;
A política dos conquistadores, a potência dos reis,
O grande silêncio ininterrupto nas coisas secretas do saber;
A ciência de todos os doutos, a semente de tudo o que brota.
Vivo ou sem vida, parado ou em movimento, sejam quais forem os seres,
Nenhum deles está em todos os mundos sem existir por Mim!
Nem a língua pode contar, Arjuna!, nem chegar ao fim do relato
Destas Minhas glórias sem limite, das quais te ensino algumas;
Pois onde quer que haja obra maravilhosa, e majestade, e poder,
De Mim tudo procedeu. Recebe isto retamente!
Contudo, como receberias, ó Príncipe!, a vastidão desta palavra?
Eu, que sou tudo e tudo fiz, permaneço o seu Senhor separado!

‹ Capítulo 9Capítulo 11 ›

Versão: Tradução (edição 1) — Tradução popular, a partir da versão inglesa de Edwin Arnold

Fonte: Project Gutenberg — The Song Celestial

Licença: Domínio público